Tarifa Zero: Ousadia para Cidades Justas. É Realidade no Brasil! (EP#149)

Destacamos para este episódio o tema da tarifa zero no transporte público, revelando que, longe de ser um sonho, é uma realidade crescente no Brasil, com 150 cidades já adotando o modelo. Esteve conosco o convidado, Rafael Calabria, graduado em geografia e coordenador de mobilidade urbana do IDEC, que desvendou como essa proposta pode revolucionar a vida urbana. Calabria destacou que a tarifa zero não é apenas sobre não pagar; é uma transformação que gera aumento do comércio local, maior acesso a serviços essenciais e redução de acidentes e poluição. A entrevista aborda como essa mudança exige enxergar o transporte como um direito social, não uma mercadoria, e mudar o modelo de remuneração das empresas do pagamento por passageiro para o custo real do serviço, combatendo a superlotação e garantindo qualidade. Quer entender como essa ousadia pode moldar o futuro das nossas cidades? Não perca a entrevista completa e descubra o que Rafael Calabria revela sobre este tema tão importante para a população!


 Vídeo:  https://youtu.be/kmBaKY3Gyt8 

Graduado em Geografia e especializado em Gestão de Cidades pela USP. Foi coordenador de Mobilidade Urbana do Idec, e já atuou com mobilidade pela Cidadeapé, Ciclocidade e Rede Nossa São Paulo. Hoje atua pelo BRCidades. Foi membro do Conselho Municipal de Transportes de São Paulo e do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.



 

Planos de Bairro: A Chave para Cidades Mais Justas e Participativas (EP#148)

 

As arquitetas urbanistas Layane e Beatriz falam sobre a experiência da universidade no desenvolvimento de planos de bairro em Maringá, destacando a atuação da academia e da comunidade. Embora o trabalho tenha começado há três anos pela universidade sem parceria inicial da gestão pública, ele reacendeu a força da população em dois bairros específicos, gerando visibilidade. As convidadas apontam que o verdadeiro plano de bairro deve ser "bottom-up" (de baixo para cima), partindo dos territórios e construído coletivamente, um entendimento ainda distante para o poder público. Finalizam apontando que a universidade tem um papel fundamental na formação de futuros profissionais sensibilizados e na conscientização da comunidade sobre seus direitos. 


<>

 

Vídeo: https://youtu.be/aIcXTytdHC4
 

Layane Alves Nunes é Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU-USP, mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá. Professora adjunta no Departamento de Arquitetura e Urbanismo (UEM). Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Urbanismo Regional (LURE). Coordenadora Adjunta do núcleo Maringá do BRCidades. 
 

Beatriz Fleury e Silva é Professora Adjunta do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Membro do Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPU UEM/UEL. Doutora em Habitat pela FAU/USP e Mestre em Engenharia Urbana pela UFSCar. Líder do grupo de pesquisa LAPHA - Laboratório de Pesquisa em Habitação e Assentamentos Humanos (UEM) desde 2011. Coordenadora do núcleo Maringá do BRCidades.

Plano Diretor e os desafios a serem superados (EP#147)


Neste décimo episódio da série da edição especial do podcast Cidades de Fato, gravada durante o XXI ENANPUR, em Curitiba (PR), entre os dias 19 e 23 de maio de 2025 (Parceria entre a ANPUR/CIDADES DE FATO), Benny Schvarsberg fala sobre o Plano Diretor como um instrumento necessário para fortalecer o planejamento urbano, guiando o desenvolvimento e a expansão das cidades de forma sustentável e organizada. Benny pondera que embora existam desafios a serem superados em relação às elaborações, revisões e execuções dos Planos Diretores e ele se apresenta como um instrumento importante para a redução das desigualdades sociais e a qualidade de vida da população. Finaliza informando que o próximo encontro XXII ENANPUR será na Universidade de Brasilia - DF. 



Arquiteto urbanista e Doutor em Sociologia Urbana. É professor titular da Universidade de Brasília. Foi Chefe do Departamento de Urbanismo e Coordenador do Programa de Pós-graduação da FAU/UnB. Foi Diretor de Projetos e Diretor-Presidente do IPDF - Instituto de Planejamento Territorial e Urbano do DF. Foi Diretor de Planejamento Urbano e Secretário Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades. Foi Secretário Executivo da ANPUR - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Paisagem, Projeto e Planejamento do Laboratório de Estudos da Urbe (PPP-LabeUrbe), membro da Câmara Técnica de Revisão do PLANDHIS - Plano de Habitação de Interesse Social do DF, e conselheiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB-DF.

 


O Direito da Favela e a Autorregulação (EP#146)


Neste nono episódio da série da edição especial do podcast Cidades de Fato, gravada durante o XXI ENANPUR, em Curitiba (PR), entre os dias 19 e 23 de maio de 2025 (Parceria entre a ANPUR/CIDADES DE FATO), Alex Magalhães fala de favelas e comunidades urbanas, autorregulação e as práticas e normas informais desenvolvidas pelos moradores para lidar com a ausência ou insuficiência de serviços e infraestrutura pública. Pontua que essa autorregulação se manifesta em diversas áreas, como a resolução de conflitos, a organização do espaço e a garantia de direitos básicos, muitas vezes suprindo a falta de atuação do poder público. Finaliza reforçando que a autorregulação em favelas e comunidades urbanas é um fenômeno complexo que reflete a capacidade de adaptação e organização das pessoas diante da falta de políticas públicas e embora seja uma forma importante de garantir direitos e fortalecer a comunidade, a atuação do poder público é fundamental para superar os desafios e garantir condições de vida dignas para todos.



CANAL YOUTUBE ANPUR: https://youtu.be/KrUgjCibtpM

Formação em Direito e Doutor em Planejamento Urbano e Regional. É professor Associado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lotado no IPPUR. Foi integrante da Diretoria Nacional do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). É membro do International Research Group on Law and Urban Space (IRGLUS) desde 2014. Fundador e Coordenador do Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico Brasileiro (LEDUB). Pós-doutoramento junto ao Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra (Portugal). Integra a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Conferência da cidade oportunidade de contribuir para mudanças (EP#145)

Neste oitavo episódio da série da edição especial do podcast Cidades de Fato, gravada durante o XXI ENANPUR, em Curitiba (PR), entre os dias 19 e 23 de maio de 2025 (Parceria entre a ANPUR/CIDADES DE FATO), Rosa Moura apresenta brilhantemente uma síntese sobre o XXI ENANPUR analisando a contemporaneidade dos temas, o formato privilegiado das exposições e debates destes temas e destaca principalmente o engajamento do público participante. Rosa fala também sobre a Conferência das Cidades, como devem acontecer as atividades nos municípios brasileiros, a preparação para a dinâmica dos estados e as expectativas para o momento da Conferência Nacional.  


<>

CANAL YOUTUBE ANPURhttps://youtu.be/5lnkgNcGeUM

Geógrafa pela USP e doutora em Geografia pela UFPR. Pesquisadora do Observatório das Metrópoles, Núcleo RM Curitiba, projeto As Metrópoles e o Direito à Cidade, INCT-CNPq. Colaboradora sênior na pesquisa Fronteiras do Brasil - Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); colaboradora no projeto Regic inovação revolução digital e centralidade territorial por inovação: uma proposição metodológica, do GRITT Grupo de Pesquisa em Inovação tecnológica e Território; e integrante da Red Iberoamericana de Investigadores sobre Globalización y Territorio (RII).