Planos de Bairro: A Chave para Cidades Mais Justas e Participativas (EP#148)

 

As arquitetas urbanistas Layane e Beatriz falam sobre a experiência da universidade no desenvolvimento de planos de bairro em Maringá, destacando a atuação da academia e da comunidade. Embora o trabalho tenha começado há três anos pela universidade sem parceria inicial da gestão pública, ele reacendeu a força da população em dois bairros específicos, gerando visibilidade. As convidadas apontam que o verdadeiro plano de bairro deve ser "bottom-up" (de baixo para cima), partindo dos territórios e construído coletivamente, um entendimento ainda distante para o poder público. Finalizam apontando que a universidade tem um papel fundamental na formação de futuros profissionais sensibilizados e na conscientização da comunidade sobre seus direitos. 


<iframe iframe>
 

Vídeo: https://youtu.be/aIcXTytdHC4
 

Layane Alves Nunes é Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU-USP, mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá. Professora adjunta no Departamento de Arquitetura e Urbanismo (UEM). Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Urbanismo Regional (LURE). Coordenadora Adjunta do núcleo Maringá do BRCidades. 
 

Beatriz Fleury e Silva é Professora Adjunta do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Membro do Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPU UEM/UEL. Doutora em Habitat pela FAU/USP e Mestre em Engenharia Urbana pela UFSCar. Líder do grupo de pesquisa LAPHA - Laboratório de Pesquisa em Habitação e Assentamentos Humanos (UEM) desde 2011. Coordenadora do núcleo Maringá do BRCidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário