Episódio Comemorativo (EP#100)


Neste episódio comemorativo conversamos com os convidados Ana Carla Lira, Luís Eduardo Bovolato e Moisés de Souza Arantes, sobre as impressões e a longevidade do projeto Cidades de Fato a partir de uma visão institucional e dos apontamentos de contribuições e da pretendida interação com a sociedade. No segundo bloco a equipe do programa relata o processo de construção do podcast e as contribuições fundamentais para sua longevidade.


Ana Carla Lira, Arquiteta Urbanista foi a primeira convidada pelo podcast em 2.021, o professor Luís Eduardo Bovolato é o atual reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o professor Moisés de Souza Arantes é o atual diretor do campus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Racialização e as cidades de fato (EP#99)



Neste epsódio Jonh Max, professor da Universidade Estadual do Tocantins, fala sobre sua tese de doutoramento intermediando a interação entre afetos, negritude e cidade, mostrando um processo de produção do espaço urbano de base afetivamente racista, que condiciona o corpo negro a constantes situações de sofrimento. Insere nesta discussão a perspectiva da cultura de alicerce africano, onde a música ocupa um papel especial na vitalidade da cidade e na tomada de consciência do que é ser e existir como pessoa negra e a sua relação cotidiana na cidade.




Economista (UFS), Tecnólogo em Saneamento Ambiental (IFS), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ). É professor da Universidade Estadual do Tocantins e desde 2006 participa de pesquisas e reflexões sobre o campo dos estudos urbanos e regionais, nas suas variadas dimensões.

Direitos Humanos em tela (EP#98)


Neste episódio Bruno Renato, Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, fala do acordo de cooperação firmado entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com o intuito de ampliar as ações de ensino, pesquisa e extensão, em prol do fortalecimento do Observatório Nacional de Direitos Humanos e da Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos (RENEDH). Este acordo se interliga com a Clínica de Direitos Humanos (CDH), do Curso de Direito da UFT, que promove práticas extensionistas na área jurídica.





🎙️ Bruno Renato: Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, formado em Direito pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Gama Filho – UGF. Tem uma longa trajetória de ativismo nas causas sociais, iniciou a sua atuação nos anos 90 no movimento estudantil secundarista e universitário, atuou no movimento sindical e consolidou a sua atuação militante na promoção e defesa dos Direitos Humanos. É Assessor em Advocacy do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM, além de ter contribuído em entidades e instituições sempre centrado no tema Direito Humanos.

Direitos e exceção: direitos humanos e suas (múltiplas) tensões (EP#97)


Neste programa Isabella Faustino, Defensora Pública no Estado do Tocantins, fala sobre as suas obras lançadas neste ano, como resultado do doutorado em andamento na Universidade de Coimbra, Portugal. As obras tratam de Direitos Humanos e inconstitucionalidade: processos de abertura e de Direitos e exceção em ensaio(s): somos tod@s Guarani-Kaiowá.




🎙️ Isabella Faustino Alves: Doutoranda em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra. Especialista em Direito Constitucional e Direito do Estado, com pós-graduação em Direitos Humanos. Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Tocantins. Defensora Pública do Estado do Tocantins.

Termo Territorial Coletivo e a Regularização Fundiária (EP#96)


Neste programa, Tarcyla Fidalgo integrante do Termo Territorial Coletivo fala sobre o modelo de gestão territorial coletiva, que promove a garantia da segurança da posse, o fortalecimento e o desenvolvimento comunitário para populações vulneráveis. Menciona que esse modelo de organização local possibilita que os moradores tenham a titulação individual de suas casas.


Tarcyla Fidalgo Ribeiro é Advogada. Doutora em Política e Planejamento Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é conselheira regional sudeste do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). Pesquisadora do Observatório da Metrópoles e Coordenadora do Projeto Termo Territorial Coletivo na ONG Comunidades Catalisadoras. É autora do livro "Dominância Financeira, Regulação Legal e Espaço Urbano: o caso da regularização fundiária no Brasil".