Reinvente seu Bairro: o cidadão como agente de transformação (EP#131)

Neste episódio o Arquiteto Urbanista Cândido Malta, fala sobre Planos de Bairro e mostra as formas que os bairros devem ser organizados e como essas diferentes organizações afetam a vida da população, dependendo da forma que o planejamento urbano age sobre esses locais, atendendo às necessidades da população. Ele aponta como cada um pode mudar a qualidade de vida em suas cidades começando pelo seu bairro e evidencia a participação da população como elemento fundamental na concepção de Planos de Bairro.


Vídeo: https://youtu.be/kEdcghUKYZg

Arquiteto e urbanista formado na FAU USP em 1959 . Professor Emérito por essa mesma faculdade . Exerce atualmente atividades em seu escritório Urbe Planejamento Urbanismo e Arquitetura SS Ltda .Como atividades acadêmicas tem sido orientador e participante de inúmeras bancas de mestrado e doutorado . Elaborou projetos de arquitetura e urbanismo premiados pelo IAB e em concursos . Elaborou o plano urbanístico de Matupá, o qual implantado no estado de Mato Grosso já conta com cerca de 20 mil habitantes no qual adotou o conceito de unidade de vizinhança para cada um de seus bairros sendo implantados . Isto é: como base de cada um de seus planos de bairro . Foi Secretário de Planejamento da Prefeitura de São Paulo dos Prefeitos Olavo Setúbal e Reynaldo de Barros .Atua também como cofundador no Movimento Defenda São Paulo, onde aplica o conceito de Planos de Bairro.

A moradia como base estruturante para a população em situação de rua (EP#130)


Neste episódio Luiz Kohara, pós-doutor em sociologia urbana, fala sobre o livro: A moradia como base estruturante para a vida e a inclusão social da população em situação de rua. Ele chama a atenção para esse cenário que aponta um aumento significativo do contingente de pessoas que passaram a viver em situação de rua na cidade de São Paulo, atualmente em mais de 96 mil pessoas, população maior que muitas cidades brasileiras. O trabalho denuncia a ausência e falta de mobilidade do poder público para o problema habitacional para a população em situação de rua e aponta como uns dos fatores que explicam esse cenário o valor exagerado do aluguel e os baixos salários, destaca que a renda tem sido insuficiente para manter uma moradia. O livro não é apenas um documento acadêmico sobre essa população, ele mostra uma dimensão do sofrimento das pessoas, trata das desigualdades e discriminações enfrentadas por homens e mulheres que lutam pelos direitos básicos.


Doutor em arquitetura e urbanismo e pós-doutor em sociologia urbana. Atua como assessor no Centro de Apoio e Assessorias a Iniciativas Sociais (CAIS), Secretário executivo do Centro Gaspar de Direitos Humanos e membro da Pastoral Nacional do Povo de Rua.

Planejamento Urbano: perspectivas e escalas (EP#129)

 

Neste episódio a Arquiteta Urbanista Cláudia Pires fala sobre as escalas de planejamento urbano e propõe uma reflexão coletiva acerca deste tema. Pontua também, que as necessidades das periferias em nosso país são raramente atendidas no âmbito das políticas públicas, por este motivo do ponto de vista organizativo a escala de bairros tem se apresentado como uma alternativa possível de desenvolvimento territorial e da participação popular mais efetiva, isto com vistas ao exercício e a concepção ao Direito à Cidade.


Arquiteta e Urbanista, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, é Professora e atua na assessoria técnica e como comentarista de urbanismo da Rádio CBN em Belo Horizonte.