Momento COP 30 - Amazônia Legal (EP#125)


Neste episódio ocorre o lançamento do quadro Momento COP 30 com a participação de João Bazzoli, Giovanna Ferreira e Renato Rodrigues. Nesta atividade é informado aos ouvintes sobre a proposta do quadro e acontece uma conversa com o trio falando sobre o histórico das COPs, como funcionam e da importância de ocorrer na Amazônia Legal.




João Bazzoli - Professor da Universidade Federal do Tocantins-UFT , Giovanna Ferreira - Acadêmica do Curso de Direito e Renato Rodrigues - Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo, ambos os cursos da Universidade Federal do Tocantins-UFT. Também são integrantes da equipe Cidades de Fato.

Planos de Bairro: pioneirismo em Perus, São Paulo (EP#124)

Neste episódio a arquiteta urbanista Thaline Rocha fala sobre a construção do Plano de Bairro do Sítio Botuquara, iniciado em 2024 e teve sua primeira fase aprovada pelo Conselho Participativo Municipal (Perus/Anhanguera) e Prefeitura de São Paulo. Este trabalho é considerado como a primeira experiência em efetivação após este mecanismo de planejamento ser incorporado ao Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo e está sendo promovido pelos moradores, pelas instâncias de participação social e financiado pelo Poder público municipal, revelando sua relevância a nível local e o pioneirismo desta ação.


Urbanista formada pela FIAM FAAM. Residente no Programa de Urbanismo Social na Secretaria de Governo Municipal de São Paulo. Representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Urbana, no Comitê de Monitoramento e Avaliação do PDE, na Comissão de Proteção à Paisagem Urbana e no Conselho Participativo Municipal de Perus e Anhanguera. Mobilizadora social e liderança no Sítio Botuquara, Perus, há seis anos realiza uma constante pesquisa-ação em seu território, cujos produtos englobam o seu TFG premiado pelo CAU/SP, entre eles a direção do documentário "Com quantas barreiras se constrói um Território?" que dialoga com a articulação do Plano de Bairro do Botuquara, em execução pela Prefeitura de São Paulo, junto ao Conselho Participativo Municipal.

O Bairro é Nosso: Infância e Cidades Mais Justas (EP#123)

Neste episódio a escritora Zery Monteiro, dentro do nosso novo quadro NOSSO BAIRRO, NOSSA VOZ, fala sobre a construção do livro O Bairro é Nosso, um livro infantil que nos convida a refletir sobre planejamento urbano e a participação comunitária desde a infância. Este trabalho está ligado aos projetos piloto de Planos de Bairro realizados na cidade de Maringá. Pensar no espaço urbano desde a infância, como faz o livro O Bairro é Nosso, é uma forma poderosa de despertar o senso de pertencimento e engajamento comunitário. O livro mostra como as crianças podem se inteirar sobre o bairro onde vivem e como todos têm um papel na construção de cidades mais justas. 


<>


A escritora nasceu em Marília, SP e mora em Maringá, PR há muitos anos. Formada em biblioteconomia pela UNESP fez especialização em Literatura Brasileira na Universidade Estadual de Maringá. Atuou em bibliotecas públicas. É contadora de histórias e escreve livros infantis.  É voluntária do BrCidades - Núcleo  Maringá e da ASSINDI- Associação Indigenista de Maringá. Como voluntária do BrCidades escreveu o texto do livro "O bairro é nosso", que foi ilustrado por Raquel Gomes Bazotti e Lorena Camargo, também participantes do BrCidades.