Uso social de imóveis públicos no Tocantins (EP#104)


Neste episódio o Superintendente da Secretaria do Patrimônio da União, Edy Cesar, e o analista de infraestrutura e coordenador da SPU/Tocantins, Rafael Amorim, falaram sobre o Programa de Democratização de Imóveis da União, no Tocantins. Pontuaram sobre a criação do Fórum Estadual que tem vai dar o caráter da participação popular do Programa, instituído pelos movimentos sociais e agentes e atores sociais. Detalharam o Programa mostrando seu funcionamento e a busca de mudar a realidade da segregação socioespacial de nossas cidades, trazendo a população de menor poder aquisitivo para as regiões centrais, incluí-las, integrá-las e proporcionar o benefício do acesso à terra urbanizada.


Edy Cesar - Superintendente do Patrimônio da União no Tocantins - MGI/SPU, mestre em Políticas Públicas, advogado, gestor público, Professor de Direito, Administração e Contabilidade.  
Rafael Amorim - Analista de infraestrutura, Coordenador da SPU Tocantins, Professor do Curso de Engenharia Civil da UFT, Engenheiro civil de formação, mestre em engenharia ambiental e doutorando em Desenvolvimento Regional.




Interseccionalidade, o direito à cidade e as mulheres negras (EP#103)

Neste episódio, Fabiana dos Anjos, da coluna Tecendo Democracias e Territórios do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), fala sobre a Interseccionalidade e o direito à cidade. Trata da segregação racial nas cidades brasileiras, a partir da análise interseccional, considerando os instrumentos legais, os projetos e planejamentos, e observando, que estes não tratam das especificidades de raça, condição que reforça a invisibilização da realidade nas cidades brasileiras.
 


Fabiana dos Anjos Barreto Matos é graduada em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana, e foi integrante do grupo de pesquisa Territorialidade, Direito e Insurgência da UEFS, também integrante do grupo Direito e Africanidades-UNEB.

Cidades saudáveis (EP#102)

 


Neste episódio, Letícia Cardoso, Diretora do Departamento de análises epidemiológicas de Vigilância em doenças não transmissíveis da Secretaria em Vigilância da Saúde e Ambiente - SVSA - do Ministério da Saúde, fala sobre a interiorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Amazônia Legal e a importância de relacionar esses objetivos ao Plano de DANT - Doenças ou Agravos Não Transmissíveis, como fundamental para melhorar a saúde pública. Em seguida aborda a cidade na perspectiva da saúde pública, com um foco especial na mobilidade urbana como um dos pontos-chave que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades brasileiras. Finalmente,  conclui enfatizando que, embora a mobilidade urbana seja crucial, existem muitos outros fatores que também precisam ser considerados para alcançar esse objetivo.


Mestre e Doutora em saúde pública, pesquisadora da (ENSP – Escola Nacional de Saúde Pública) Fiocruz, atualmente Diretora do Departamento de análises epidemiológicas de Vigilância em doenças não transmissíveis da Secretaria em Vigilância da Saúde e Ambiente - SVSA - do Ministério da Saúde.

Justiça climática e as cidades amazônicas: perspectivas para a COP 30 (EP#101)


Neste episódio Caroline Medeiros, especialista em política climática, fala sobre como as cidades amazônicas enfrentam uma batalha diária contra os impactos das mudanças climáticas. Trata da COP 30 e alerta que é crucial examinar de perto as complexidades e desafios enfrentados nesta região do país. Discute justiça climática e relaciona com a Amazônia Legal, explorando perspectivas, propondo soluções e demonstrando esperança num futuro mais sustentável e equitativo.


Formada em direito pela Universidade Federal do Pará, doutora em justiça climática e ambiental pela USP. Consultora do Oxford Sustainable Law Programme da Universidade de Oxford, co-fundadora da Rede Amazônidas pelo Clima e Diretora de Políticas Públicas e engajamento da LACLIMA. Autora do livro "Justiça Ambiental e a Crise Hídrica" e foi gerente do programa de Clima do WRI Brasil.