Povos indígenas em contextos urbanos (EP#71)

Neste programa a antropóloga Reijane Pinheiro da Silva fala sobre as dificuldades e desafios para adaptação dos povos indígenas em contextos urbanos. Fala também sobre da discussão nacional do marco temporal.


📻 Episódio 71: Povos indígenas em contextos urbanos




🎙️ Convidada: Reijane Pinheiro da Silva

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2001). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1995). É professora da Universidade Federal do Tocantins, atuando no curso de Nutrição e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Atualmente, orienta e realiza trabalhos de pesquisa e extensão relacionados aos temas: políticas públicas e povos indígenas do Tocantins, saúde indígena e segurança alimentar, etnodesenvolvimento e abordagens decoloniais entre povos indígenas, saberes e fazeres dos mestres dos saberes tradicionais do Tocantins, desigualdades de gênero e abordagens decoloniais.

Cidade, mobilidade e diversidade: um tema para reflexão (EP#70)

Neste programa a mestre em Desenvolvimento Regional Aline da Silva Sousa fala sobre a mobilidade urbana e trata de sua pesquisa que realiza análise do corpo negro feminino e pobre posto no bairro Taquari, em Palmas (TO). Mostra um panorama geral sobre o tema e apresenta perspectivas a respeito da mobilidade urbana acessada por mulheres negras e pobres postas nas bordas da cidade.

 
📻 Episódio 70: Cidade, mobilidade e diversidade: um tema para reflexão



 
🎙️ Convidada: Aline da Silva Sousa

Bacharela em Direito e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisadora do Direito à Cidade e extensionista no Grupo de Pesquisa Igualdade Étnico Racial e Educação. Articulista da coluna Tecendo Democracia e Territórios do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico.

O coletivo BrCidades e a sua implantação, seu objetivo e o seu papel no cenário nacional (EP#69)

A arquiteta urbanista Carina Amâncio fala sobre o coletivo BrCidades, seu objetivo e o seu papel no cenário nacional. O programa apresenta perspectivas sobre a implantação do Núcleo Tocantins, que será marcado por um evento programado para o dia 14 de junho na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na Capital Palmas. Prof. Bazzoli do Neucidades e LabCidades da UFT aponta um novo caminho para a construção social dentro de uma conjuntura do fortalecimento da participação popular e fala no programa do interesse em reunir pesquisadores/as, movimentos sociais, ONGs, estudantes, entidades profissionais e figuras públicas com o intuito de avançar nas pautas para garantir o Direito à Cidade.


📻 Episódio 69: O coletivo BrCidades e a sua implantação, seu objetivo e o seu papel no cenário nacional




🎙️ Convidada: Carina Serra Amâncio

Mestre em arquitetura e urbanismo pela FAUUSP. Membro da coordenação nacional da rede BrCidades. Pesquisadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP. Faz parte da Campanha Despejo Zero.