Desenvolvimento urbano e os impactos da reestruturação administrativa em Palmas (TO) (EP#43)

Neste programa a Arquiteta Urbanista Ana Paula Bruno fala sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável. E João Bazzoli discute a reforma administrativa municipal e os impactos nas questões urbanas em Palmas (TO).


📻 Episódio 43: Desenvolvimento urbano e os impactos da reestruturação administrativa em Palmas (TO)



 
🎙️ Convidada: Ana Paula Bruno

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é analista de infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Estudos da Habitação, atuando principalmente nos seguintes temas: regularização fundiária, capacitação, políticas públicas, política urbana e direito à cidade.

Palmas e os desafios dos problemas sociais (EP#42)

Neste programa o Padre Aderso Alves dos Santos fala sobre os desafios dos problemas sociais na cidade de Palmas (TO) resultantes do aumento da pobreza e dos impactos causados pela pandemia. Mostra a realidade da população em situação de rua e a falta de atendimento aos refugiados venezuelanos em situação de pedintes nos faróis da cidade.


📻 Episódio 42: Palmas e os desafios dos problemas sociais



 
🎙️ Convidado: Padre Aderso Alves dos Santos

Aderso Alves dos Santos é Padre da Paróquia São Francisco de Assis, no Setor Jardim Aureny II, localizada na Arquidiocese de Palmas/TO e é também Presidente Fundador do Instituto Quem Diria.

Encontrão Nacional pelo Direito à Cidade (EP#41)

Neste programa a Fernanda Costa diretora do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico fala sobre a organização do Encontro Nacional pelo Direito à Cidade, que reunirá entidades representativas profissionais, populares e outras, ligadas ao tema.

 
📻 Episódio 41: Encontrão Nacional pelo Direito à Cidade



 
🎙️ Convidada: Fernanda Costa

Advogada, especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e mestra em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuação profissional focada em Planejamento, Gestão Urbana e Controle Urbano, Direito Urbanístico e Ambiental, Regularização Fundiária de Interesse Social e Empreendimentos de Infraestrutura. Como gestora pública, coordenou a elaboração e implementação de projetos e programas de caráter multidisciplinar financiados por entidade internacional de fomento, com atenção especial na intervenção sobre áreas de baixa renda, como também coordenou equipe técnica responsável pelo controle urbano e ambiental.

Perspectivas em 2022 para as cidades brasileiras (EP#40)

Neste programa a Arquiteta Urbanista Ermínia Maricato fala sobre as perspectivas para as cidades brasileiras em 2022 no campo da ampliação da participação cidadã. Tratou do encontro nacional pelo Direito à Cidade e as expectativas do fortalecimento das entidades na luta por cidades melhores.

 
📻 Episódio 40: Perspectivas em 2022 para as cidades brasileiras



 
🎙️ Convidada: Ermínia Maricato

Graduada em Arquitetura e Urbanismo em 1971, concluiu o mestrado em 1977, doutorado em 1984 e livre-docência em 1997, tornando-se professora titular pela FAUUSP. Atualmente, é professora titular aposentada da Universidade de São Paulo. Além disso, foi professora visitante no Center of Human Settlements da Universidade da British Columbia e na Witswaterand University de Johannesburg. Coordenou o curso de Pós-Graduação da FAUUSP e fez parte do Conselho de Pesquisa da USP. Também foi Secretária Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo. Teve papel fundamental na criação do Ministério das Cidades, onde foi Ministra Adjunta e coordenou a proposta da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Recebeu prêmios como o Rafael Higuerras da Federação Panamericana de Arquitetos, Prêmio Arquiteto do Ano da Federação Nacional de Arquitetos, Prêmio da APCA na categoria Urbanismo, homenagens das Assembleias Legislativas do Ceará e Bahia, além da Premiação com Medalha de Ouro da APAA - Federação Panamericana de Associações de Arquitetos. Atualmente, é membro (fundadora) da Coordenação Nacional do BrCidades.