COP 29 - Um resumo: diretamente de Baku, no Azerbaijão (EP#121)

 

Neste Episódio Maria Gabriella, diretamente de Baku, no Azerbaijão, nos dá um panorama  sobre os pontos principais das discussões: Financiamento climático; Transição energética; Adaptação às mudanças climáticas, Revisão de compromissos nacionais -  NDC.




Maria Gabriella Rodrigues é jovem ativista ambiental e acadêmica do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Rede inclusão e direito à cidade em pauta (EP#120)

 

Neste Episódio Ion de Andrade, profundo conhecedor da realidade das periferias e da proposta da Rede de Inclusão e Direito à Cidade, uma iniciativa inovadora que visa combater a exclusão social e garantir o acesso à cidadania nas periferias e zonas rurais do Brasil, fala sobre a o funcionamento da Rede, considerando o contexto de desigualdade social e abandono das periferias pelo poder público, levando-se em conta as políticas e ações para promover o desenvolvimento territorial participativo e a sustentabilidade da Rede, com base em exemplos concretos de custos e orçamentos.






Ion de Andrade é médico pediatra e epidemiologista e atualmente professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Há mais de trinta anos milita na área do direito à cidade e colabora com projetos locais num dos bairros mais pobres de Natal, Mãe Luiza.

COP - Conferência das Partes (ONU): A hora e vez da juventude (EP#119)

 

Neste episódio, Maria Gabriella e José Carlos, ativistas ambientais e acadêmicos com Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins, falam sobre a participação na COP 29 em Baku, Capital do Azerbaijão que acontecerá de 11 a 22 de novembro. Tratam da qualificação e preparação para as suas atuações no debate sobre direitos da natureza. A cúpula do Clima da ONU receberá a maior delegação de jovens brasileiros já enviada para uma conferência deste nível. Eles falam também sobre a preparação da COP 30 no Brasil. Na sequência do programa, a Professora Patrícia Rinaldi fala sobre a importância da realização da COP 30 no Brasil, que acontecerá em Belém-PA em novembro de 2025.




Maria Gabriella Rodrigues e José Carlos Moreira, são jovens ativistas ambientais e acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins - UFT.
Patrícia Nogueira Rinaldi é Professora Associada do curso de Relações Internacionais das Faculdades de Campinas (FACAMP, Brasil) e diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais da mesma instituição (CERI-FACAMP)

Cidade e saúde: prevenção como indicativo (EP#118)


 Neste episódio, Silvely Tieme aborda o Plano de DANT (Doenças e Agravos Não Transmissíveis - 2021-2030), trazendo uma perspectiva local que evidencia as iniciativas tomadas em Palmas-TO. Ela destaca a importância das ações de prevenção e controle de doenças crônicas, que têm sido fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, ressalta como essas ações estão integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo um alinhamento entre saúde pública e desenvolvimento sustentável. O diálogo sobre a implementação dessas políticas é crucial, pois permite compreender os desafios enfrentados e os avanços alcançados. A interseccionalidade entre saúde, meio ambiente e bem-estar social é um tema central, mostrando que a saúde é uma responsabilidade compartilhada e finalmente comenta sobre a necessidade de engajamento da comunidade e de parcerias com diferentes setores para potencializar os resultados. Com isso, espera-se que o episódio não seja meramente informativo, mas também inspire outras cidades a adotarem práticas semelhantes.


Fisioterapeuta pela Universidade Estadual de Londrina - PR, Analista em Saúde da Secretaria de Saúde de Palmas, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins, Especialista em Vigilância em Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, membro do Comitê de Ética da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, Tutora do Programa Municipal de Educação Permanente em Saúde/ PEP-APVS.