A produção do espaço urbano e a financeirização das cidades (EP#31)

Neste programa a geógrafa da Universidade de São Paulo (USP), Ana Fani Alessandri Carlos, destaca as potencialidades do direito à cidade a partir de seu reconhecimento como crítica radical às relações sociais capitalistas reforçando a centralidade da produção do espaço como categoria de análise fundamental. Reafirma que a produção das cidades na lógica do valor torna a vida nas cidades cada vez mais dependente da troca: o espaço urbano se transforma num produto caro destinado para as poucas pessoas que podem pagar, retroalimentando a dominância da financeirização e do neoliberalismo.
 
 
📻 Episódio 31: A produção do espaço urbano e a financeirização das cidades
 

 
 
🎙️ Convidada: Ana Fani Alessandri Carlos
 
A Professora Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo iniciou sua jornada acadêmica com a Graduação e Licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo em 1975. Ela continuou seus estudos na mesma universidade, obtendo o título de Mestrado em 1979 e Doutorado em 1987, ambos em Geografia Humana. Ela aprimorou ainda mais suas habilidades acadêmicas com um Pós-Doutorado na Universidade de Paris VII e Paris I. Após seu pós-doutorado, ela retornou à Universidade de São Paulo, onde atualmente é professora do programa de Pós-graduação em Geografia Humana/ FFLCH-USP (mestrado e doutorado). Durante sua carreira, ela foi convidada como professora em várias universidades internacionais, incluindo a Universidade de Barcelona (Espanha), a Universidade de Buenos Aires (Argentina), a Universidade de Colômbia -sede Medellin, a Cátedra Elisée Reclus, Instituto Mora, Ciudad de Mexico ( México), e a Pontifica Universidade Bolivariana de Medellin (Colômbia). Atualmente, ela coordena o Grupo de Estudos sobre São Paulo (GESP- Grupo de geografia urbana critica) e o Grupo de “Teoria Urbana crítica-” do IEA- Instituto de Altos Estudos da USP. Ela é autora e organizadora de vários livros na área de Geografia Humana. Seu livro “Espaço tempo na metrópole” recebeu menção Honrosa do Prêmio Jabuti em 2003. Além disso, ela recebeu o prêmio “Colar do Centenário” do IPGH, o “Premio geocrítica de 2012”, e o “Premio Manuel Correia de Andrade”, ANPEGE, 2015. Suas pesquisas e reflexões se voltam, principalmente, para os seguintes temas: produção do espaço, cidade, cotidiano, metrópole, geografia urbana, teoria e método, com a perspectiva de construção de uma “Metageografia”, dando origem a uma coleção de livros sobre esse modo de “pensar e fazer Geografia”.

Questões urbanas interseccionais entre Raça, Classe e Gênero e cidade (EP#30)

Neste programa a arquiteta e urbanista Tainá de Paula fala sobre um novo modelo urbano, produtivo, social e antirracista. Entende que estes elementos definem a construção de cidades com espaços mais acolhedores, verdes, um transporte público melhor, um local onde a produção orgânica e a renda mínima sejam direitos. Propõe o encurtamento de distâncias nas cidades considerando o transporte urbano como um eixo central, isto ocorrendo, daria tempo para as pessoas cuidarem melhor da família, da casa e da alimentação (cultivando uma horta comunitária, por exemplo).

 
📻 Episódio 30: Questões urbanas interseccionais entre Raça, Classe e Gênero e cidade



 
🎙️ Convidada: Tainá de Paula

Arquiteta e Urbanista, ativista das lutas urbanas, vereadora licenciada pelo Partido dos Trabalhadores e atual Secretária de Meio Ambiente e Clima da cidade do Rio de Janeiro. É especialista em Patrimônio Cultural e Mestre em Urbanismo, e atua em projetos para fortalecer e ampliar a voz das maiorias minorizadas na cidade.

Concessão de Parques: Jalapão (EP#29)

Neste programa, abordamos a concessão dos Parques Estaduais no Tocantins, especialmente o Jalapão. Os convidados, Mário Lúcio Avelar (Procurador da República), Railane Ribeiro (quilombola da comunidade Mumbuca) e Evileide Vieira (comunidade quilombola Lagoa Azul), questionam a aprovação da Lei Estadual Nº 3.816, de 25 de agosto de 2021, que autoriza a concessão das Unidades de Conservação.

 
📻 Episódio 29: Concessão de Parques: Jalapão



 
🎙️ Convidado: Mario Lúcio Avelar

Mário Lúcio de Avelar é um Procurador da República que ganhou notoriedade por sua atuação no combate à corrupção. Ele já atuou no Tocantins e, atualmente, faz parte do Ministério Público Federal em Goiás.

 
🎙️ Convidada: Railane Ribeiro

Railane Ribeiro da Silva é uma líder quilombola da comunidade Mumbuca, localizada no município de Mateiros, região do Jalapão. Ela é a presidente mais nova da história da Associação dos Artesãos Extrativistas do Povoado Mumbuca, em atividade há mais de 21 anos. Railane tem 27 anos e é conhecida por sua liderança e contribuição para a conservação da cultura quilombola no Povoado do Mumbuca.

 
🎙️ Convidada: Evileide Vieira 
 
Evileide Vieira é da comunidade quilombola Lagoa Azul, localizada em Ponte Alta do Tocantins. A comunidade Lagoa Azul é reconhecida como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. A comunidade é remanescente de escravizados que viveram no entorno da região entre o município de Ponte alta e Mateiros, conhecida como região da antiga Fazenda Lagoa.

A Cidade caleidoscópica e informalidade urbana (EP#28)

Neste programa Pedro Abramo fala sobre economia urbana a partir do debate acerca dos submercados informais de solo e a nova economia criminal urbana de terras informais, que atua desde o fracionamento da terra, edificação e financiamento de unidades (trata desta integração vertical em escala e o tráfico de solo). Alerta sobre as cidades-desastres que estão sendo produzidas no silêncio, em razão da invisibilidade do processo sustentado na ameaça e força. Fala também, da externalidade de vizinhança, que corresponde a morar junto a pessoas do mesmo estrato social (rendimento).

 
📻 Episódio 28: A Cidade caleidoscópica e informalidade urbana



 
🎙️ Convidado: Pedro Abramo

Graduou-se em ciências econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1982), concluiu o mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e obteve o doutorado em Economia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1994). Atualmente, leciona no curso de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo também o Coordenador de pós-graduação do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da mesma universidade, além de ser professor visitante na Universidade de Berkeley. Sua trajetória profissional destaca-se na área de Planejamento Urbano e Regional, com foco em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional. Suas principais áreas de atuação envolvem planejamento urbano, estruturação intraurbana, mercado imobiliário, dinâmica imobiliária e favelas. Além disso, coordena o Observatório Imobiliário e de Políticas do Solo, sendo o coordenador geral das redes de pesquisa INFO-Rio, INFOSOLO e INFOMERCADOS.