Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável nas Cidades de Fato (EP#18)

 
Neste programa Ana Paula Bruno, do Ministério do Desenvolvimento Regional, fala sobre a formulação dos Objetivos do Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS) e o processo participativo que envolverá representantes de diferentes esferas dos governos municipais, estaduais e da União, também representantes da academia, da sociedade civil organizada e pessoas de referência que atuam em outras áreas relevantes para o desenvolvimento urbano. Trata da Oficina da Região Norte programada para agosto de 2021.

 


 
🎙️ Convidada: Ana Paula Bruno

Ana Paula Bruno possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente, é analista de infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional. Com experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Estudos da Habitação, sua atuação destaca-se nos temas de regularização fundiária, capacitação, políticas públicas, política urbana e direito à cidade.

Racismo e mobilidade nas Cidades de Fato (EP#17)

 
 
Neste programa, Rafaela Albergaria discute seu livro “Não foi em vão”. O livro explora as conexões entre a precariedade e a violência no transporte, o racismo e a vida na periferia. Albergaria enfatiza a importância do reconhecimento do transporte como um direito fundamental para melhorar as condições de mobilidade para todos, especialmente para a população negra e periférica. Ela também aborda a necessidade de reformar a gestão das políticas de transporte. Atualmente, essa gestão é comandada por homens brancos que não utilizam o transporte público como meio principal de deslocamento na cidade. A reforma dessas políticas, segundo Albergaria, é crucial para garantir um transporte mais justo e inclusivo.
 
 


 
🎙️ Rafaela Albergaria Mello‬: Rafaela albergaria é assistente social e militante antirracista, abolicionista e feminista negra, é mestre pela escola de serviço social da UFRJ e pesquisadora em direitos humanos, políticas públicas de mobilidade urbana, direito à cidade e racismo institucional.

Direito da comunidade e o planejamento das cidades (EP#16)

 
Neste programa Alex Magalhães fala sobre urbanismo e a ausência de políticas públicas inclusivas. Trata dos mecanismos poderosos de segregação social e espacial e os aponta como a razão da dualidade no espaço urbano e causadores de diversos problemas de natureza social, cultural, econômica e política. Faz analogia contextualizada destes problemas citando Jacarezinho e Rio das Pedras, no Rio de Janeiro e tece comentários sobre os 20 anos do Estatuto da Cidade.
 


 
 
🎙️ Alex Magalhães: Doutor em Planejamento Urbano e Regional e Professor Associado na UFRJ, tem extensa atuação em diversas áreas do Direito, como urbanístico, direitos reais, regularização fundiária, legislação para favelas (estatal e comunitária) e aplicação dos instrumentos urbanísticos, especialmente do Estatuto da Cidade. Seu escopo também inclui pluralismo jurídico, metodologia da pesquisa e temas relacionados à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ele é membro do Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico Brasileiro.

Hortas urbanas mudam as Cidades de Fato (EP#15)

 
Neste programa Cecilia Delgado fala sobre hortas urbanas. Dá um panorama sobre a o tema dentro de uma visão global. Traz pontos importantes sobre as hortas e seus aspectos sociais e econômicos. Participaram da discussão o Bismark do Movimento e o Saulo Batista mostrando um panorama local.

 


 
🎙️ Cecília Delgado: Cecília Delgado é urbanista, professora universitária e investigadora em Políticas Públicas na articulação entre o Ordenamento Territorial, Sistemas Alimentares e o Desenvolvimento Local. Atualmente, é investigadora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e afiliada do CICS/NOVA, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da UNL.

 
🎙️ Bismark do Movimento: Bismarque é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1987 e começou sua militância nas entidades eclesiais de base da Igreja Católica, lutando pela reforma agrária e desenvolvimento da agricultura familiar. Atualmente, ele é Coordenador Nacional do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), membro dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal das cidades e membro fundador de diversas entidades como MNLM, MST, MAB, Kolping e Centro de Direitos Humanos de Palmas.

 
🎙️ Convidado: Saulo Batista: Servidor técnico-administrativo da UFT.