Livro Abya Yala! Genocídio, Resistência e Sobrevivência dos Povos Originários (EP#14)

 
 
Neste programa Moema Viezzer e Rogério Xerente falaram sobre os povos originários. Moema mostra o Livro Abya Yala! Genocídio, Resistência e Sobrevivência dos Povos Originários. Neste trabalho foi feito um grande inventário da resistência e sobrevivência dos povos ancestrais das Américas, com base em pesquisadores de diferentes épocas e regiões do mundo. Rogério mostra as condições dos indígenas no Tocantins na perspectiva da resistência e a situação de sobrevivência na pandemia.
 



 
🎙️ Rogério Srone Xerente: Rogério Srone Xerente, o primeiro indígena do Tocantins e o décimo primeiro do Brasil a se tornar advogado, nasceu na aldeia Funil, em Tocantínia, Tocantins. Após passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ele utiliza sua formação em Direito para advogar e defender os direitos dos povos indígenas.

 
🎙️ Moema Viezzer: Moema Viezzer é uma escritora, socióloga e militante feminista brasileira. Começou sua jornada acadêmica com uma graduação em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1962. Posteriormente, especializou-se em Cooperação Técnica Internacional pela Universidade de São Paulo em 1992 e obteve um mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1990. Moema tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento. Em 1980 fundou a Rede Mulher de Educação. Sua contribuição para a sociedade foi reconhecida em 2007, quando recebeu o Diploma Bertha Lutz do Senado brasileiro. Sua história é um testemunho de resistência, dedicação e compromisso com a causa feminista e a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário