Repensar as cidades na pandemia: mudanças e adaptações nas cidades (EP#10)


Neste programa Nabil Bonduki apresenta um panorama sobre as mudanças e adaptações necessárias nas cidades brasileiras na pandemia. Um autêntico repensar as cidades considerando seus espaços físicos, de percepção e os essencialmente democráticos. Uma nova maneira de organizar a nossa vida a partir do respeito ao espaço urbano e suas formas de nos recepcionar.
 



 
🎙️ Nabil Bonduki: Nabil bonduki é Arquiteto Urbanista, Mestre e Doutor em estruturas ambientais urbanas, Livre Docente e professor titular em planejamento urbano na faculdade de arquitetura e urbanismo da USP.

Diversidade afetiva e sexual e o direito à cidade (EP#9)


 
Neste programa Rodrigo Iacovini discutiu sobre vivências e percepções sobre a diversidade afetiva e sexual nas dimensões da vida social sob o olhar do direito à cidade. Mostra as desigualdades que se colocam nos territórios, de variadas formas e por este motivo fala sobre a ampliação dessas vozes para que ecoem entre os círculos acadêmicos, militantes, ou de formulação de políticas, que tratem de assuntos relativos ao planejamento urbano. Mas, principalmente, que esse debate supere as fronteiras dos grupos iniciados e possa chegar à população de uma maneira geral.
 




🎙️ Rodrigo Faria Gonçalves Iacovini: Advogado e doutor em planejamento urbano. Atualmente, é coordenador da escola de cidadania do instituto pólis, possui experiência na área de planejamento urbano, direito urbanístico e direitos humanos, além de assessoria jurídica popular.

A pandemia e futuro das cidades (EP#8)



Neste programa Claudio Acioly Jr. nos oferece um panorama geral sobre os impactos da pandemia no planejamento urbano e mostra alternativas para tratar do futuro das cidades diante de uma realidade ainda com muitas incertezas.




🎙️ Claudio Acioly Jr. : Claudio Acioly Jr é um arquiteto e urbanista especializado em habitação, urbanização de favelas e gestão do desenvolvimento urbano. Com mais de 35 anos de experiência, ele adquiriu conhecimento trabalhando em mais de 30 países. Durante sua carreira, gerenciou e executou programas de habitação e políticas urbanas junto a várias organizações como PNUD, Banco Mundial, ONU-Habitat, UNECE, CEPAL, GIZ, União Europeia e agências de cooperação bilateral. Atuou como assessor residente ou consultor especializado, prestando assessoria técnica a governos locais e nacionais, bem como a organizações bilaterais e multilaterais. Nos últimos 12 anos, Claudio atuou no Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), onde dirigiu os trabalhos de Políticas Urbanas. Ele liderou iniciativas de localização da Agenda 2030 e o ODS 11 em cidades da América Latina. Recentemente, exerceu a função de gestor de programas da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) na América Latina e atuou como diretor do Programa da União Europeia para Cooperação Urbana Internacional na América Latina.

O papel e ações do IBDU na efetivação do direito à cidade (EP#7)


Neste programa Betânia Alfonsin diretora do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), uma entidade que reúne profissionais, pesquisadores e estudantes para discutir, pesquisar e divulgar temas do Direito Urbanístico, traça um panorama das ações desenvolvidas e mostra as propostas de atividades programadas para 2021 pela entidade, considerando as importantes atuações desenvolvidas fundadas na garantia do Direito à Cidade.
 


 
 
🎙️ Betânia Alfonsin: Betânia Alfonsin é bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em planejamento urbano e regional e Doutora em planejamento urbano e regional. Atualmente é professora da faculdade de direito e do mestrado em direito da fundação escola superior do Ministério público do Rio Grande do Sul e coordena o grupo de pesquisa em direito urbanístico e direito à cidade.

Às mulheres e o direito à cidade (EP#6)


Neste programa Ligia Maria analisa como a cidade deve dialogar com a presença feminina. A especialista propõe um debate de fundamental importância e solicita da cidade a mobilidade e acessibilidade com o olhar na mulher. Conclui que a mulher deve ser vista e reconhecida como destinatária de políticas públicas urbanas que acolham as diferenças relativas ao gênero feminino e garanta a sua integridade física.
 


 
 
🎙️ Lígia Maria Silva Melo de Casimiro: Ligia Maria é professora de Direito Administrativo do Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Ceará (UFC), professora de Legislação Urbana e Ambiental do Curso de Arquitetura e Urbanismo da mesma Universidade. Doutora em Direito Econômico e Desenvolvimento pela PUC/PR, mestra em Direito do Estado pela PUC/SP. Presidente do Instituto Cearense de Direito Administrativo (ICDA) e diretora do IBDA. Coordenadora Regional do IBDU. Membro do Instituto Latino-Americano de Estudos sobre Direito, Política e Democracia. Autora do livro “Direito à Moradia no Brasil: política e acesso por meio da regularização fundiária”, pela Editora Fórum e de diversos artigos em revistas qualificadas.