Tarifa Zero e Sustentabilidade Urbana (EP#115)


Neste episódio, Giancarlo Moreira, fala sobre a Tarifa Zero no transporte público como uma proposta que busca garantir acesso universal e gratuito ao transporte coletivo, uma política que pode transformar a maneira como as cidades funcionam e promover efetivamente a inclusão social. Além disso, pontua que este mecanismo contribui para a sustentabilidade urbana e se torna fundamental para criar cidades mais justas e preparadas para enfrentar desafios ambientais e sociais. O convidado trata também sobre as formas de financiamento para a garantir a implantação e funcionamento da política, considerando o aspecto econômico de maior fluxo de pessoas ao comércio local. 


Cientista político formado pela USP e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford, em que se especializou na implementação da Tarifa Zero no transporte público no Brasil e em sustentabilidade urbana. Foi vereador na cidade de Cabreúva - SP e hoje atua ajudando cidades a tornarem a Tarifa Zero realidade.

Habitação e mudanças climáticas (EP#114)


Neste episódio, Hildebrando Paz, Arquiteto e urbanista, fala sobre como o processo de prover habitação enfrenta desafios significativos diante das mudanças climáticas. Discute que o aumento da intensificação de eventos climáticos extremos, como enchentes e deslizamentos, impacta diretamente as áreas urbanas, sobretudo as comunidades mais vulneráveis. Alerta que muitas habitações precárias estão localizadas em áreas de risco, sem infraestrutura adequada para resistir a esses fenômenos. Finaliza pontuando que além disso, a falta de planejamento urbano sustentável agrava o problema. Sugere que para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, é necessário maiores investimentos em políticas públicas na área habitacional com prioridade para o social e em regiões centrais das cidades.




Graduado em arquitetura pela UNISINOS-RS, 1988. Pós-Graduado em Planej. e Desenvolvimento Ambiental, UFF, 1993, Mestre em Arquitetura e Urbanismo 2009, UNB. Professor da UNITINS, 1996-2003, e UFT, de 2003-2006, Vice Pres. CREA-TO, 1999. Pres.do IAB-TO,  2000-2003. Dir. de Planejamento Territorial da SEDUH, de Palmas-TO, 2005-2008.  Dir. de Projeto da SEHAB/TO, 2010. Dir. de Desenvolvimento. Urbano da Secretaria das Cidades, 2014, .Diretor de Planejamento Urbano da SEDRUH, de 2015 a 2016, Suplente do Cons. Superior, do IAB/TO. Conselheiro Federal suplente do CAU/BR, pelo Tocantins.

Cidades Sustentáveis de Fato (EP#113)


Neste episódio, Ramis Tetu, colunista da CBN Tocantins, fala dos principais caminhos para o desenvolvimento urbano sustentável, abordando conceitos fundamentais que moldam as cidades do futuro. Discute como os modelos de Cidades Sustentáveis contribuem para a construção de um ambiente urbano mais resiliente e inclusivo. Aborda a importância de uma gestão ambiental e urbanística inovadora, que equilibre a vocação dos territórios com a necessidade de diversificação econômica, garantindo um desenvolvimento alinhado com os princípios da sustentabilidade.



Engenheiro Agrônomo pela Esalq/USP. Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins. Atua há 35 anos no Tocantins – com sua empresa Desenvolverde, em paisagismo, arborização urbana, recuperação ambiental e conservação de solo e água. Ex-Diretor de Parques & Jardins de Palmas – TO. Colunista de Sustentabilidade da Rádio CBN Tocantins e do Jornal do Tocantins desde 2011, com mais de 600 colunas escritas e gravadas. Consultor e palestrante nos mais diversos temas do desenvolvimento sustentável, montanhista, expedicionário, fotógrafo e observador do mundo.

ODS e o Plano de DANT (2021-2030) no Nordeste: experiência e perspectivas (EP#112)

 

Neste episódio a pesquisadora Daniela Mafra, enfermeira e mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins- UFT, fala sobre a sua experiência da participação do Projeto ODS na Amazônia Legal e das suas expectativas como integrante no Apoio Pedagógico do Projeto Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, agora na Região Nordeste. Trata da articulação do desenvolvimento sustentável com saúde básica pública.




Enfermeira formada pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), Mestranda em Ciências da Saúde na Universidade Federal do Tocantins- UFT. É Pesquisadora na Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, onde coordena o Projeto de Pesquisa e Extensão Palmas para Todos desde o ano de 2022.