O cenário atual da regularização fundiária no Tocantins (EP#79)

Neste programa o Superintendente da Secretária do Patrimônio da União (SPU) no Tocantins, Edy César Passos, fala sobre regularização fundiária. Destaca as atividades desenvolvidas neste ano de 2023 e apresenta as perspectivas da gestão no campo da habitação social e das ações integradas para articular e fortalecer a atividade de regularização fundiária no campo de atuação e controle da União.


📻 Episódio 79: O cenário atual da regularização fundiária no Tocantins



🎙️ Convidado: Edy César dos Passos Júnior

Superintendente do Patrimônio da União no Tocantins - MGI/SPU, mestre em Políticas Públicas, advogado, gestor público, Professor de Direito, Administração e Contabilidade.

Canal Agenda 2030: Interiorização da Agenda 2030 na Amazônia Legal (EP#78)

Neste programa Marta Azevedo dos Santos, coordenadora do Projeto Organização, Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Amazônia Legal fala sobre as fases e os desafios na execução das atividades e explica que os trabalhos estão diretamente ligados à atenção das Doenças e Agravos não Transmissíveis.


📻 Episódio 78: Canal Agenda 2030: Interiorização da Agenda 2030 na Amazônia Legal




🎙️ Convidada: Marta Azevedo dos Santos

Graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina-SC e Doutora em Psicologia pela Universidade de Sevilla-ES. Professora Associada do quadro de professores da Universidade Federal do Tocantins, nos cursos de Enfermagem e Nutrição e docente permanente do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde. Tem experiência na área da Psicologia, Promoção em Saúde e Educação. Colaboradora do Ministério da Saúde em projetos multicêntricos e Intersetoriais. Coordena o Projeto ODS na Região da Amazônia Legal.

Mobilidade a pé e ruas seguras (EP#77)

Neste programa a Arquiteta Urbanista Danielle Hope da equipe do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP) fala sobre a importância dos espaços públicos e da mobilidade a pé e de bicicleta. Destaca na conversa que a caminhada é o modo mais democrático de se locomover, embora a mobilidade a pé nem seja vista como mobilidade pela maioria das pessoas, embora qualquer deslocamento comece e termine a pé.


📻 Episódio 77: Mobilidade a pé e ruas seguras



 
🎙️ Convidada: Danielle Hoppe

Mestre em Planejamento Urbano pela McGill University e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Danielle Hoppe é Gerente de Mobilidade Ativa no Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Desde 2017, sua atuação principal é em mobilidade ativa. Trabalha para a qualificação e priorização de políticas de mobilidade que têm o pedestre e o ciclista como foco, considerando aspectos como a segurança no trânsito, o desenho urbano, a acessibilidade universal, a integração com o transporte coletivo e novas tecnologias, além de arranjos de governança e gestão para que a mobilidade ativa se torne uma opção de deslocamento viável e segura nas cidades brasileiras.

Conversa sobre a extensão no Curso de Direito (EP#76)

Neste programa o Prof. Pedro Demo fala sobre extensão e sua importância no ensino universitário e a indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão no Direito. Mostra que é essencial colocar a aprendizagem do estudante como o centro da universidade. Pontua também, que o papel da universidade não será somente transmitir, mas tem de produzir conhecimento. Dialoga ratificando, que a universidade tem de transformar, contribuir para uma cidadania que saiba pensar e tenha autonomia, que caminhe com as suas próprias pernas.


📻 Episódio 76: Conversa sobre a extensão no Curso de Direito



 
🎙️ Convidado: Pedro Demo

PhD Sociologia Alemanha, 1971. Prof. Titular Sociologia UnB. Emérito. Publica sobre Metodologia científica e sociologia da educação. É um dos educadores mais consistentes da atualidade, com mais de 100 livros publicados, sendo uma referência essencial aos cursos de Ciências Sociais.Direciona seus trabalhos para a transformação da sala de aula em um ambiente de pesquisa, aproximando a teoria e prática, com enfoque na associação à noção de autoria. Significa dizer que a aprendizagem inicia com a alfabetização científica, que possibilita ao estudante se tornar autor.