O maior desafio da implantação do complexo educacional da Ulbra em Palmas (EP#64)

Neste programa o Prof. Wolfgang Teske fala da sua recente obra "O Maior Desafio: a implantação do primeiro Complexo Educacional em Palmas-Tocantins". Uma obra histórica, narrativa e descritiva, na qual relata uma parte dos desafios enfrentados ao implantar o Complexo Educacional da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, em Palmas, Tocantins. Revela os bastidores do projeto e como enfrentou as pressões políticas, ameaças e tensões provocados por interesses diversos de um grupo dominante da região.


📻 Episódio 64: O maior desafio da implantação do complexo educacional da Ulbra em Palmas



 
🎙️ Convidado: Wolfgang Teske

Wolfgang Teske é jornalista, educador e teólogo. Doutor em Ciências do Ambiente/Natureza, Cultura e Sociedade; Mestre em Ciências do Ambiente/Cultura e Meio Ambiente; Especialista em Docência do Ensino Superior; Especialista em Ciência Política; Graduado em Comunicação Social/Jornalismo e Teologia. É membro efetivo da Academia Palmense de Letras (APL), e possui os títulos honoríficos de Cidadão Palmense e Tocantinense.

O novo sistema de transporte urbano coletivo em Palmas (EP#63)

Neste programa Lílian Bracarense fala sobre a mobilidade urbana em Palmas (TO) e a implantação do novo sistema de transporte urbano coletivo com a criação da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) pela Medida Provisória Nº 5 de 29 de novembro de 2022, que autoriza a Prefeitura de Palmas a prestar e gerir os serviços de transporte urbano em Palmas.

 
📻 Episódio 63: O novo sistema de transporte urbano coletivo em Palmas



 
🎙️ Convidada: Lilían Bracarense

Lílian Bracarense é Professora Adjunta do curso de Engenharia Civil e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins. Engenheira civil pela UFMG.  Mestre em Engenharia de Transportes na área de logística urbana pela UFMG. Doutora em Transportes pela UnB. Atuou como coordenadora de projetos na área de Planejamento Urbano e de Transportes, desenvolvimento de pesquisas em modelos baseados em atividades, integração de uso do solo e transportes, logística urbana e Engenharia Territorial.

Tarifa Zero, tecnologia social e a mobilidade nas cidades (EP#62)

Neste programa Daniel Santini mostra que não existe uma fórmula única para se implantar Tarifa Zero. Aponta que desde a década de 90 as experiências com Tarifa Zero vêm se multiplicando no Brasil. Relaciona o potencial do passe livre para reverter a tendência do colapso do sistema de transporte público.

 
📻 Episódio 62: Tarifa Zero, tecnologia social e a mobilidade nas cidades



 
🎙️ Convidado: Daniel Santini

Jornalista com uma pós-graduação em jornalismo internacional pela PUC-SP, estuda sistemas de mobilidade livre em diferentes países e defende a priorização de investimentos em transporte público como melhor estratégia para combater congestionamentos e poluição. É autor do livro Passe Livre - as possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização.  Escreve há mais de dez anos sobre mobilidade e trabalhou nas empresas LANCE!, Rede Globo e TV Record, entre outras. Mestrando em Planejamento Urbano e Regional na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Atua como coordenador de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo, coordenando publicações e atividades no Brasil e Paraguai. Em 2012, percorreu de bicicleta todo o trecho de terra da Transamazônica como parte do projeto Ciclo Amazônia.

A mulher negra no mercado de trabalho (EP#61)

Neste programa a professora da Universidade Federal de Sergipe Shirley Silveira Andrade, fala de sua recente obra: A mulher negra no mercado de trabalho, que é resultado de uma preocupação histórica sobre a invisibilidade do trabalho reprodutivo com o foco na reflexão sobre o trabalho doméstico remunerado. Trata de questões raciais, de gênero, de diferenças regionais e das relações de poder e de exploração.

 
📻 Episódio 61: A mulher negra no mercado de trabalho



 
🎙️ Convidada: Shirley Silveira Andrade

Possui graduação em Direito, mestrado em Direito e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2015). Professora, extensionista e pesquisadora no Curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe. Em 2019 ganhou o prêmio inovação na UFS pelos trabalhos de extensão. E em 2022 ganhou o prêmio destaque pela orientação em pesquisa pela UFS. É Pós-doutora pelo programa de pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense cujo estudo se direcionou na relação entre Trabalho Escravo contemporâneo, gênero e raça. O foco foi o estudo das condições de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras domésticas durante a pandemia.