Políticas de Igualdade Racial (EP#142)


Neste episódio o secretário de Igualdade Racial do Estado do Tocantins, Adão Francisco de Oliveira, fala sobre as ações da Secretaria e a criação da Ouvidoria da Igualdade Racial, que tem por finalidade o fortalecimento das políticas públicas de combate ao racismo. Apresenta um panorama acerca da construção e resultados das seis Conferências preparatórias regionais de Promoção de igualdade racial no Tocantins. Comenta a respeito dos preparativos da etapa estadual, que será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, como fundamentais na estruturação local para a condução dos debates desafiadores propostos para o avanço do tema na Conferência Nacional em Brasília, neste mês de setembro.


É graduado em História, mestre em Sociologia, doutor e fez pós-doutoramento em Geografia (IESA-UFG) e em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ). É professor dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Geografia da UFT - Campus de Porto Nacional, onde coordena o OPTE - Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais. No Tocantins já ocupou os cargos de Secretário Estadual de Educação, Juventude e Esporte e de Secretário Estadual de Cultura.


Mobilidade Urbana essencial na discussão das cidades (EP#141)

 

Neste episódio, a convidada Jessica Lima, professora da Universidade Federal de Alagoas, fala sobre temas essenciais da mobilidade urbana. Desvenda a inclusão da velocidade efetiva social nas políticas públicas de mobilidade, detalhando essa métrica e o impacto dela na vida das pessoas.
Trata do transporte público de passageiros, analisando o seu modelo remuneratório, transparência, influência no planejamento urbano e sistema de cobrança. Discorre sobre os desafios para suplantar paradigmas tradicionais, como a prioridade excessiva do carro e o esquecimento da bicicleta. Finalmente, busca compartilhar sua perspectiva sobre a tarifa zero, abordando se esta é uma utopia ou uma realidade alcançável para a mobilidade urbana.



É professora Adjunto III da Universidade Federal de Alagoas. Possui doutorado (2020) e mestrado (2016) em Engenharia Civil, área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas na Universidade Federal de Pernambuco. É graduada em Engenharia de Produção (2013) pela Universidade Federal de Pernambuco e em Engenharia Civil (2019) pela Universidade Maurício de Nassau. Entre novembro de 2022 e abril de 2024 realizou estágio de pós-doutorado na UFABC. É revisora das revistas Journal of Transport Geography e Revista Transportes. Foi considerada uma das 21 mulheres mais influentes da mobilidade pela empresa Vulog. Atua em pesquisa na área de Transportes, com ênfase em Economia dos Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, inclusão social, motocicleta, gênero, tempo de deslocamento ao trabalho, mobilidade, polo gerador de viagens. Produz conteúdo para divulgação e popularização de pesquisas e estudos sobre transportes e mobilidade urbana no Instagram e Podcast @atransportista. Mãe em 2022.

Emergências climáticas e o papel do Planejamento Urbano e Regional (EP#140)

Neste quinto episódio da série da edição especial do podcast Cidades de Fato, gravada durante o XXI ENANPUR, em Curitiba (PR), entre os dias 19 e 23 de maio de 2025 (Parceria entre a ANPUR/CIDADES DE FATO), Silvia Saito fala sobre emergências climáticas e a intensificação da crise ambiental em relação aos paradigmas tradicionais do Planejamento Urbano e Regional. Alerta sobre a necessidade da concientização de que a crise ambiental está intrinsecamente ligada a desigualdade social. Pontua que os impactos das mudanças climáticas atingem de forma desproporcional as populações mais vulneráveis e que o planejamento urbano precisa deixar de ser instrumento de reprodução das desigualdades para se tornar um agente de transformação social. Finaliza reforçando que planejar o território no contexto da crise climática não é apenas adaptar a cidade aos extremos do clima, mas garantir que a transição para modelos sustentáveis não exclua ainda mais quem já está à margem.


CANAL YOUTUBE ANPUR: https://youtu.be/OtOG6DtNnEQ

Pesquisadora titular no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. Geógrafa e Doutora (2011) em Geografia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Cemaden. Atualmente é integrante do Núcleo de Inovação Tecnológica do Cemaden (NIT).

 

Estrutura social familiar nas metrópoles brasileiras (EP#139)

Neste quarto episódio da série da edição especial do podcast Cidades de Fato, gravada durante o XXI ENANPUR, em Curitiba (PR), entre os dias 19 e 23 de maio de 2025 (Parceria entre a ANPUR/CIDADES DE FATO), Marcelo Ribeiro abordou o conteúdo do seu livro recém-lançado "Estrutura social familiar nas metrópoles brasileiras", que traz uma abordagem inovadora sobre a questão das desigualdades, a partir das famílias ao invés dos indivíduos. O economista também comentou sobre a sua atuação no Observatório das Metrópoles e a participação no evento.


CANAL YOUTUBE ANPURhttps://youtu.be/3XBfVpDhLI0

Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro do Comitê Gestor Nacional do INCT Observatório das Metrópoles e coordenador do Núcleo Rio de Janeiro. Economista pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador produtividade do CNPq e Pesquisador do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.