Participação Popular no Território (EP#138)

Neste episódio, André Pasti, professor da UFABC, fala sobre aspectos da participação popular no território. Mostra pontos relevantes de um curso de extensão em andamento, destacando sua intrínseca conexão com o território. Aponta que o curso pretende mostrar como fazer participação popular e fala do contexto de fragilidade e ataques à democracia, André pondera sobre a necessidade urgente de recuperar a capacidade de promover a participação popular, enfatizando a importância de práticas, metodologias e formas eficazes de organizar processos participativos. Aborda acerca do desestímulo da população, entendendo a dificuldade dela em enxergar resultados tangíveis na participação, e concorda que este seja um desafio significativo. Por fim, o diálogo explora a interconexão vital entre educação e participação popular, ressaltando o papel fundamental da educação na formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade.


Professor de Planejamento Territorial e Ciências Humanas na UFABC. Doutor em Geografia Humana pela USP, geógrafo e mestre em Geografia pela Unicamp. Lidera o TERRITORIAL – Grupo de Pesquisa Território Praticado, Conjuntura e Tecnopolítica na América Latina e é pesquisador associado do CEFAVELA – Centro de Estudos da Favela. Rede Latino-Americana de Participação Popular em Políticas Públicas.

 

A rede nacional BrCidades e a reforma urbana popular (EP#137)


Este terceiro episódio da edição especial do podcast Cidades de Fato, gravada durante o XXI ENANPUR, em Curitiba (PR), entre os dias 19 e 2 3 de maio de 2025, (Parceria ANPUR/CIDADES DE FATO), traz uma conversa com a urbanista Ermínia Maricato, professora emérita da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade de São Paulo (FAU-USP), fundadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) e da rede nacional BrCidades. Na entrevista, Maricato comenta sobre a reunião da rede nacional BrCidades pautada no XXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR), aponta os pontos convergentes dos debates que fortalecem o tema escolhido - para o IV Fórum BrCidades - Reforma Urbana Popular. Este Fórum acontece de 01 a 03 de agosto em Guararema, São Paulo.


Vídeo  CANAL YOUTUBE ANPURhttps://youtu.be/PUzaVw5N4n4

É arquiteta, urbanista, professora, pesquisadora e ativista brasileira. É reconhecida por seu trabalho no campo do urbanismo à nível nacional e internacional e por sua luta pela Reforma Urbana no Brasil, que a levou a ocupar cargos públicos, tendo participado ativamente da criação do Ministério das Cidades. Professora emérita da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade de São Paulo (FAU-USP), fundadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab).
 

Periferias novas perspectivas (EP#136)


Neste segundo episódio da edição especial do podcast Cidades de Fato, gravada durante o XXI ENANPUR, em Curitiba (PR), entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, traz uma conversa com Flávio Tavares da Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do Ministério das Cidades. Na entrevista, Flávio fala sobre "as principais ações da SNP", destaca a urbanização de assentamentos precários, regularização fundiária, entre outras. Trata do programa "Periferia Viva", que visa aprimorar o planejamento territorial e promover o desenvolvimento sustentável nas periferias urbanas brasileiras.

Vídeo: https://youtu.be/Sc7xc1w26qM

Urbanista (UFPB e ETSA/US), com mestrado em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE). Atualmente ocupa o cargo de Coordenador-geral de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades. Entre 2017 e 2020 foi Secretário de Planejamento de Conde/PB. Em 2019 foi reconhecido por sua atuação na Gestão Pública com o Prêmio FNA 2019 - Arquiteto do Ano e em 2020 teve um dos seus programas na Secretaria reconhecido como a terceira melhor iniciativa das gestões públicas municipais do Brasil com o Prêmio Municiência.


Plano Diretor e Habitação (EP#135)

 
Neste episódio o Arquiteto Urbanista Lino Peres fala sobre suas publicações recentes: Confrontos na cidade: luta pelo plano diretor nos 20 anos do Estatuto da cidade e Crítica da política habitacional: as lutas por moradia em Santa Catarina. Discute os conflitos de interesses nas elaborações e revisões dos planos diretores, as relações de disputa entre os movimentos sociais e o poder público influenciado pelo setor privado. Revela que o plano diretor é um campo de disputa e os confrontos permeiam as diferentes visões acerca do urbano especialmente no estabelecimento da garantia da gestão democrática da cidade. Interrelaciona o contexto urbano a habitação de interesse social tecendo críticas aos formatos atuais de gestão municipal.  


Arquiteto urbanista, mestre em Arquitetura e doutor em Urbanismo pela da Universidade Nacional Autônoma do México. Professor aposentado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação - Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. Tem registro de intensa atividade em várias áreas como mobilidade urbana, regularização fundiária, planejamento urbano, habitação de interesse social e plano diretor, entre outras. É membro da rede nacional BRCidades-SC e do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). Tem vários livros e artigos publicados e vamos destacar para a nossa conversa de hoje a publicação Confrontos na cidade: luta pelo plano diretor nos 20 anos do Estatuto da cidade e Crítica da política habitacional: as lutas por moradia em Santa Catarina.