A redefinição das dinâmicas territoriais (EP#133)

 
Está no ar a edição especial do podcast Cidades de Fato, gravada durante o XXI ENANPUR, em Curitiba (PR), entre os dias 19 e 23 de maio de 2025.
A série reúne entrevistas com especialistas convidados(as) para o encontro promovido pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR). 
Neste primeiro episódio da série, Bazzoli conversa com a urbanista Raquel Rolnik.
Na entrevista, Rolnik comenta as discussões realizadas na mesa redonda “A redefinição das dinâmicas territoriais a partir dos ilegais, dos informais e dos ilícitos”, destacando o momento de transição que vivemos e a importância do pensamento e da pesquisa para criar uma nova realidade.



Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e prefeita do Campus Butantã da USP. É docente e pesquisadora no campo da arquitetura e urbanismo, sendo atualmente Coordenadora do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade - LabCidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Urbanista, foi Diretora de Planejamento da cidade de São Paulo e consultora de cidades brasileiras e latinoamericanas em política urbana e habitacional. Foi também Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades entre 2003 e 2007 e Relatora Internacional do Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU (2008-2014). É autora de livros e artigos sobre a questão urbana e desde 2011, bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq.

Plano de Bairro/Aureny IV: A Voz da Comunidade na Construção Urbana de Palmas (EP#134)



 Neste episódio reunimos a equipe de alunos que estão realizando atividades no componente curricular Seminário Interdisciplinares do Curso de Direito, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Wânia Máritha, presidente da Associação de Moradores do Aureny IV, para falar do projeto de extensão que está transformando a maneira de pensar o planejamento urbano na capital tocantinense, o Plano de Bairro.




Pedagoga
Líder Comunitária 
Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Jardim AURENY IV pelo segundo mandato.

O Projeto Plano de Bairros - USP: pensando em métodos adequados (EP#132)

Neste episódio Karin Regina, pesquisadora responsável e coordenadora do projeto “Elaboração de instrumento para apoio e fomento ao desenvolvimento de planos de bairro no município de São Paulo”, projeto que integra o Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e que está sediado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e desenvolvido em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), com o apoio do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e a cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), vai falar sobre o desenvolvimento do trabalho que pretende gerar um instrumento orientativo para a execução de Plano de Bairros, um componente inserido no Plano Diretor de São Paulo.


Professora da Escola Politécnica da USP na especialidade de planejamento urbano e engenharia urbana. Arquiteta e urbanista pela FAU USP e especialista em gestão ambiental pela Faculdade de Saúde Pública, da USP. Mestre em engenharia de energia sustentável pelo KTH da Suécia, pós-graduada em mobilidade urbana e meio ambiente no Centro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Regional (Japão). Doutora em arquitetura e urbanismo pela FAU USP e pós-doutora e professora visitante Fulbright na Cátedra de Cidades Globais na City University of New York. Coordenadora e pesquisadora responsável pelo projeto de pesquisa "Elaboração de instrumento para apoio e fomento ao desenvolvimento de planos de bairro no município de São Paulo", integrante do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP), da FAPESP.